PRINCIPAIS CAUSAS

As causas do bullying podem estar nos modelos educativos a que são expostas as crianças. Em seu artigo intitula do Bullying: um medo de morte, a psicóloga e jornalista Hena L. Seno Villa, afirma que as causas que podem fazer aparecer a agressão são incalculáveis, tanto nas formas em que se manifestam como nos prejuízos que ocasionam. Em geral as causas ou fatores que o provocam podem ser pessoais, familiares e escolares.

TRAÇOS SUBJETIVOS
O agressor se vê superior, pois conta com o apoio de cúmplices, ou a vítima é alguém com muito pouca capacidade de responder às agressões. O intuito é o mal estar do outro.

VIOLÊNCIA NA FAMÍLIA
No terreno familiar, a origem da violência nos rapazes pode estar na ausência de um pai ou pela presença de um pai violento, gerando um comportamento agressivo nas crianças, violência quando adolescentes. Além de tensões matrimoniais, situação socioeconômica ou a má organização do lar, também podem contribuir para que as crianças tenham uma conduta agressiva.

VIOLÊNCIA NO COLÉGIO
O bullying pode acontecer em qualquer tipo de colégio seja público ou privado, segundo especialistas, quanto maior é o centro educacional, maior o risco de agressão escolar. O colégio não deve limitar-se somente a ensinar, mas deve funcionar como um gerador de comportamentos sociais.

EM SUMA, AS CAUSAS DO BULLYING PODEM SER: 
· os modelos educativos a que são expostas as crianças;
· na ausência de valores, de limites, de regras de convivência;
· receber punição ou castigo através de violência ou intimidação
· aprender a resolver os problemas e as dificuldades com a violência.

Quando uma criança está exposta constantemente a essas situações, acaba registrando automaticamente tudo em sua memória, passando a exteriorizá-las quando encontra oportunidade. Para a criança que pratica o bullying, a violência é apenas um instrumento de intimidação. Para ele, sua atuação é correta e portanto, não se autocondena, o que não quer dizer que não sofra por isso.
Acessado em 04/10/11 às 9h:04min.

AS PESSOAS QUE TESTEMUNHAM O BULLYING, TEM OS SEGUINTES COMPORTAMENTOS: 
· Silenciam-se em razão de temerem a se tornar as “próximas vítimas” do agressor.
· São afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.

E OS QUE SOFREM BULLYING:
· Podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima.
· Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo.
· Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

O(s) autor(es) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.
Acessado no dia 04/10/11 às 09h:06min.